Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Falando de Origem






Tem um negócio muito louco,chamado etimologia das palavras,ou até mesmo aquelas imagens chatas do facebook sobre o que significa seu nome,mas na verdade tudo surge se uma outra coisa já existente como já diria Antoine Lavoisier "Nada se cria ,nada se perde tudo se transforma!"
E quem tem as suas avós vivas ou mora no interior convive com uma coisa chamada ditados populares. Ai começa o nosso post,alguns ditados populares e suas origens.

Lágrimas de crocodilo
O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima. Daí a expressão significar choro fingido.

Jurar de pés juntos
A expressão surgiu das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado para confessar seus crimes.

Pensando na morte da bezerra
Esta é bíblica. Como vocês sabem, o bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificados para Deus num altar. Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar “pensando na morte da bezerra”. Consta que meses depois veio a falecer.

Algumas palavras interessantes:

Alô
É mostrado como derivado da interjeição inglesa HELLO usado desde 1400 e há quem diga que veio do Francês ALLONS, “vamos”, no sentido de “começar um diálogo telefônico”.

Paciência
Vem do L. PATI, “aguentar, sofrer”, do Grego PATHE, “sentimento”. Daí também vêm “simpatia” e “patologia”, bem como “paciente”, a pessoa que precisa ser tratada de alguma doença.

Defeito
É o Latim DEFECTUS, “falha, queda”, particípio passado de DEFICERE, “falhar, desertar”, formado por DE-, “fora”, mais FACERE, “fazer”.

Alias e você já parou pra pensar na origem das coisas que fala?

Nenhum comentário:

Postar um comentário